NORMAS PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CBA 2022

DOS PRAZOS
As inscrições iniciam no dia 15/11/2021 e encerram no dia 10/03/2022, e a lista dos trabalhos aprovados será divulgada no dia 31/03/2022.

DAS ÁREAS
A área inerente ao trabalho, de acordo com listagem abaixo, deve ser citada no início do artigo (conforme modelo).

LISTA DE ÁREAS:
Anestesiologia, animais silvestres e exóticos, bem-estar animal, cardiologia, cirurgia de tecidos moles, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, gestão e marketing, imaginologia, infectologia, intensivismo e emergência, medicina integrativa, medicina felina, medicina legal, microcirurgia, nefrologia e urologia, neonatologia, neurologia, nutrição, odontologia, oftalmologia, oncologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, parasitologia, patologia clínica, reabilitação e fisioterapia, reprodução, saúde pública e zoonoses, toxicologia, vídeo-cirurgia.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS TRABALHOS
Serão aceitos somente resumos simples, inéditos (conteúdo total do título às palavras chaves em 1 página), os quais serão apresentados em forma de pôster ou oral. Os trabalhos selecionados serão publicados na revista Health Science (www.healthscience.com.br), de acordo as normas abaixo.

Os trabalhos devem ser enviados através da plataforma de submissão em área especifica no site do evento. Não serão aceitas outras formas de envio.

Após a submissão, não será possível realizar modificações. Trabalhos enviados em duplicidade serão recusados. Não será permitida após a submissão, a troca ou inclusão de autores, nem tampouco alterações em nomes, título e conteúdo.

Será cobrada uma taxa de R$30,00 para reemissão do certificado em caso de erros decorrentes da informação de dados incorretos no momento da submissão.


INSTRUÇÕES PARA ENVIO DE TRABALHOS

1. Na forma de resumo, serão aceitos trabalhos experimentais, estudos retrospectivos ou prospectivos de casos ou relatos de casos clínicos e cirúrgicos (apenas relatos inéditos ou de importante contribuição técnico-científica), cuja relevância do assunto tema do evento e qualidade do manuscrito deverão ser julgadas pela comissão científica, composta pelo número mínimo de dois avaliadores. Não serão aceitas revisões de literatura.

2. Os assuntos deverão ser pertinentes aos temas relacionados ao evento ou afins.

3. Apenas serão aceitos trabalhos cujo autor responsável pela apresentação esteja inscrito no evento, sendo limitado seis autores por trabalho.

4. Cada inscrito pode submeter até três trabalhos como autor principal, levando-se também em consideração os trabalhos aprovados no período de submissão anterior. Dessa forma, o inscrito que já possui três trabalhos aprovados, não poderá mais submeter resumos neste novo período de submissão.

5. Cada inscrito pode submeter até 20 trabalhos como coautor, levando-se também em consideração os trabalhos aprovados no período de submissão anterior. 

6. O texto deve ser redigido em português, em editor de texto Word for Windows, versão 6.0 ou superior, utilizando fonte Century gothic, tamanho 12, justificado, em espaço entrelinhas 1,0 sendo o tamanho de folha A4 com margens superior e inferior de 5 cm, esquerda e direita 3cm. A seguinte sequência deve ser obedecida:
a.Título
b. Nomes dos Autores, normatizados cientificamente e separado por vírgula (SILVA, J.C.), indicando sua instituição ou estabelecimento de origem, logo abaixo dos nomes por meio de números sobrescritos, bem como endereço e e-mail para contato do autor principal (autor de correspondência).
c. O nome do apresentador do trabalho deverá estar sublinhado, sendo que este deverá estar inscrito no evento antes do envio do trabalho.
d. O trabalho deve ser apresentado em um único texto, sendo que seu conteúdo deve contemplar: introdução, objetivo(s), metodologia, resultados, discussão e conclusão(ões), no entanto não deve ser dividido por tópicos. As referencias não deverão ser escritas no resumo.
e. No final do texto, deve conter em tópico separado as palavras chave.
f. Trabalhos fora das normas não serão aceitos.

7. As informações a respeito da confecção dos banners e apresentação dos trabalhos aprovados serão enviadas via e-mail para o autor principal. 
Clique aqui e acesse as orientações de confecção do banner 



ÁREA: CIRURGIA

ABDOMEM AGUDO EM EQUINO INDUZIDO POR PERFURAÇÃO INTESTINAL POR CORPO ESTRANHO

Oliveira, N.F.O.¹; Passos, M.B.¹; Melotti, V.D.¹; Andrade, L.R.¹; Trindade, C.J.T.¹, Sales, J.V.F.¹; Saquetti, C.H.C.² 1. Residente no Hospital Escola de Grandes Animais da UnB (marcelpassos@yahoo.com.br) 2. Oficial Veterinário da PMDF e Cirurgião contratado do Hospital Escola de Grandes Animais da UnB

Obstruções extraluminais e aderências como causas de cólicas cirúrgicas em equinos são bem relatadas, porém, perfurações intestinais causadas por corpo estranho perfurante são menos comuns. Um equino adulto, macho, de salto, foi encaminhado ao Hospital Veterinário de Grandes Animais da UnB no dia 22 de maio de 2014, com sinais de síndrome de obstrução do intestino delgado. Imediatamente após a celiotomia foi encontrado uma região de aderência que englobava a linha média, um segmento do jejuno e o ápice do ceco. Durante a dissecção da aderência foi localizado um arame de aproximadamente 12 centímetros que perfurava a parede do jejuno e alcançava a parede abdominal. A área afetada encontrava-se isolada pela deposição de fibrina. Após a retirada do arame e liberação dos segmentos optou-se pela anastomose termino- terminal do jejuno para remover a área envolvida. Foram removidos aproximadamente 60 centímetros de jejuno. Após três dias da cirurgia o equino apresentou dor aguda, refluxo enterogástrico e à palpação transretal, alças de intestino delgado distendidas. Foi realizada uma laparotomia em estação pelo flanco esquerdo na qual se constatou uma obstrução intraluminal na região da anastomose. Após desfeita a compactação optando-se por uma nova anastomose. Posteriormente à cirurgia, o animal desenvolveu peritonite séptica. Foram realizados lavados peritoneais por quatro dias consecutivos. Cada lavado foi realizado com três infusões de 10 litros de solução ringer com lactato e drenado aproximadamente o mesmo volume. Ao final de cada procedimento foi deixado metronidazol na dose de 15 mg/kg na cavidade peritoneal. O animal apresentou melhora clínica após o lavado peritoneal e recebeu alta no dia 14 de julho de 2014.

Palavras chaves: Abdomem agudo, perfuração intestinal, equino.