PATOLOGIA CLÍNICA
O diagnóstico e as doenças em animais inferem em riscos para os humanos manusearem ou consumirem animais de rebanho, animais de jardim zoológico e da vida selvagem, veterinários patologistas também têm um papel importante na descoberta de drogas e segurança, bem como a investigação científica, geralmente são os primeiros a reconhecer uma nova doença.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1965), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1974) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1979). Professora Titular (Aposentada) do Departamento de Clínica Médica da F.M.V.Z./ USP. Professor Colaborador (pós-graduação) da Universidade de São Paulo, no período de 2002 a 2012. Atualmente é Professor Sênior da USP. Atuou no ensino, pesquisa e extensão de Clínica Médica de Pequenos Animais e de Patologia Clínica Veterinária. Organizou e ministrou Curso de Especialização (lato sensu) em Patologia Clínica Veterinária nos anos de 1986, 1988, 1990, 1992, 1994, 2006, 2008 e 2010 sob a égide da Pro-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. Tem longa experiência na Clínica de Pequenos Animais (Cães e Gatos) principalmente em relação a Imunologia e Hematologia nessas espécies. É pesquisador Responsável pelo Grupo de Pesquisa em Patologia Clínica Veterinária (FMVZ-USP). Linhas de pesquisa principais: Hematologia e Imunologia das doenças Infecciosas de Cães e Gatos, com ênfase em Hemoparasitoses e outras doenças transmitidas por vetores, Retroviroses felinas (leucemia viral e imunodeficiência dos felinos) e Leptospirose canina.
TEMA 1: Trombocitopenia, erliquiose e doxiciclina. O trio que não sai da cabeça. TEMA 2: Porque a prevalência da leucemia viral felina permanece alta no Brasil? Sala Umbu

Possui graduação em Medicina Veterinária (2003) e Residência em Patologia Animal (2006) pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre (2008) e Doutora (2015) pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Atualmente trabalha como técnica administrativa no Laboratório de Análises Clínicas (LAC) do Hospital Veterinário da Universidade Federal da Bahia.
TEMA: Interpretação de gasometria. Quando transfundir? Existe um melhor momento?- Sala Seriguela

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp Jaboticabal), mestrado em Patologia Animal pela Unesp de Jaboticabal, doutorado em Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela Universidade Autonoma de Barcelona. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Alagoas e Vice Coordenadora do Curso de Pós-Graduação da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Médica de Pequenos Animais e Patologia Clínica.
TEMA: É possível melhorar a qualidade da bolsa de sangue? - Sala Seriguela