CBA MACEIÓ - 2022

ONCOLOGIA

Dentro da oncologia veterinária existem duas formas principais de tratamento o curativo e o paliativo. O primeiro consiste na realização da cirurgia para retirar o tumor e tratamentos alternativos como a quimioterapia, eletroquimioterapia e a radioterapia. Além disso, existe outra maneira de tratamento conhecida como crioterapia. Trata-se da utilização do frio extremo como forma de terapia. 

O paliativo é uma abordagem para tratamento crônico da doença, ou seja, para tumores que já se encontram em um estágio mais avançado. Neste tipo de tratamento não há possibilidade de cura. Então, apenas são aplicados cuidados com animal para aliviar seu sofrimento. 

A seguir constam as palestras da área e outros temas correlacionados.

Formada pela FMVZ -USP  em 1995 Residência e Mestrado pela FMVZ - UNESP - Botucatu Doutorado pela FCAV - UNESP - Jaboticabal Proprietária da Sanchez & Ferri Veterinária desde 2001. Atua na área de Oncologia desde 2008.

TEMA: Eutanásia: quando e como fazer Sala Jatiúca

Médico Veterinário formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Campus de Curitiba. Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Cirurgia Veterinária, com ênfase na área de Oncologia Veterinária, na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Jaboticabal. Coautor do livro Quimioterapia Antineoplásica em Cães e Gatos, Editora Medvet. Coautor do livro Oncologia em Cães e Gatos, Editora Roca. Coautor do livro Dia-a-dia – Tópicos selecionados em especialidades veterinárias, Editora Medvep. Coautor do livro Princípios e Técnicas de Cirurgias Reconstrutivas da Pele em Cães e Gatos, Editora Medvep. Professor do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Jaboticabal.  Responsável pelo Serviço de Cirurgia Reconstrutiva do Hospital Veterinário da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Jaboticabal.  Livre Docência na área de Oncologia Veterinária.  Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

TEMA 1: Tumor de mamas em cadelas e gatas: como melhorar o prognóstico dos nossos pacientes? TEMA 2: Tumores em costela: preciso remover 2, 3, 4, 5 ou 6 costelas, como reconstruo a parede torácica? TEMA 3: Cinco técnicas de reconstrução cutânea que salvam a sua "pele" no dia a dia!? - Sala Jatiúca

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1988). Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998). Doutorado em Cirurgia Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Atualmente é Professor Adjunto de Técnica e Clínica Cirúrgica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).


TEMA 1: Planejamento 3D na reconstrução cirúrgica em neoplasmas em face de cães e gatos TEMA 2: Linfadenectomia no tratamento do câncer é preciso realizar? TEMA 3: Abordagem cirúrgica e suas complicações são desafios nas neoplasias hepáticas em cães. - Sala Jatiúca

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), fez residência em Cirurgia de Pequenos Animais (1995) e mestrado em Cirurgia Veterinária pela mesma universidade (1999). Defendeu doutoramento em Ciências, área de concentração Oncologia, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2006). Atuou como professora assistente em Técnica Cirúrgica e Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais na Universidade Metodista de São Paulo durante os anos de 1999 a 2005. Em 1999 iniciou as atividades do Serviço de Oncologia do Instituto Brasileiro de Especialidades Veterinárias PROVET, pioneiro em São Paulo, onde atuou como oncologista até fevereiro de 2012. Em março de 2012, inaugurou a Onco Cane Veterinária, onde atualmente coordena uma equipe de veterinários (clínicos, cirurgiões e intensivistas) dedicados ao diagnóstico e tratamento dos diversos tipos de câncer em animais de companhia. Em 2013 participou da fundação do Grupo PSICONVET, composto por médicos veterinários e psicólogos interessados em discutir os aspectos psicológicos dos tutores e dos veterinários envolvidos no processo de adoecer por câncer em cães e gatos. Em 2015 concluiu curso de Especialização em Teoria Psicanalítica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Atualmente é aluna regular do Curso de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. É membro da Associação Brasileira de Oncologia Veterinária ABROVET desde sua fundação, em julho de 2004 e, atualmente faz parte da diretoria na gestão 2018-2020.


TEMA 1: Desmistificando o câncer – como falar sobre o câncer com os nossos clientes TEMA 2: Abordagem diagnóstica e terapêutica em tumores mamários em gatas - Sala Jatiúca