CBA MACEIÓ - 2022

NEONATOLOGIA / OBSTETRÍCIA

O nascimento é caracterizado por um processo de transição dramático, em que o indivíduo enfrenta o estresse do parto, passando por um período de asfixia que pode ser prolongado em caso de distocias. Além disso o neonato deve adaptar-se rapidamente ao meio extra-uterino, tendo o envolvimento de todos os seus órgãos e sistemas nesse processo. Em um curto intervalo de tempo, o neonato tem que assumir o controle de suas trocas gasosas, eliminar seus próprios excrementos, controlar sua temperatura e seu fluxo sanguíneo, e ainda procurar por alimentação.

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1997),

Pós-graduação Lato Sensu em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais pela Universidade Federal de Viçosa em Minas Gerais (1999).

Mestrado em Biociência Animal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2014).

No período de 2003 e 2021 fez parte do corpo docente no Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Cesmac nas disciplinas de Clínica Médica de Caninos e Felinos, Ginecologia e Obstetrícia Veterinária e Análises Clínicas em Veterinária.

Gestora, Clínica Geral e Cirurgiã na Clínica Pedigree Veterinária em Maceió, Alagoas desde 2000.

Pesquisadora científica nas áreas da Medicina Felina, Cirurgia Geral, Obstetrícia e Neonatologia de Cães e Gatos.


TEMAS 1: Causas não Infecciosas de mortalidade neonatal. - Sala Mangaba

Médica Veterinária pela Universidade Federal de Alagoas - Mestre em Clínica Veterinária com ênfase em Neonatologia pela Universidade Estadual Paulista, UNESP Botucatu - Atualmente é Doutoranda em Clínica Veterinária com ênfase em Neonatologia pela mesma instituição - Faz parte do grupo de pesquisa e do serviço de atendimento em Neonatologia de pequenos animais do hospital veterinário da UNESP Botucatu.

TEMAS 1: Manejo neonatal, o que o clínico precisa saber? TEMA 2: Protocolo de reanimação neonatal (entrega vaginal e/ou cesariana). - Sala Mangaba