CBA MACEIÓ - 2022

GASTROENTEROLOGIA

As alterações do sistema digestório são comuns na clínica médica de animais de companhia. Os sinais clínicos ligados ao sistema gastrointestinal não devem ser subestimados, já que podem indicar tanto doenças primárias gastrointestinais quanto secundárias a sistemas de extrema importância como o renal ou endócrino. O desafio do clínico que se depara com um paciente que apresenta dor e/ou disfunção do sistema gastrointestinal é determinar quando o problema representa ou não uma emergência. Com um diagnóstico prematuro e a terapia adequada, diversas alterações agudas ou crônicas podem ser eliminadas ou controladas, garantindo mais qualidade de vida. 

A seguir constam as palestras da área e outros temas correlacionados.

Graduação em Medicina Veterinária - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, 1993. Residência em Clínica Médica de cães e gatos - Unesp Botucatu,1995. Mestrado em Medicina Veterinária – Universidade Federal de Viçosa - UFV, 1999. Doutorado em Ciência Animal - Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, 2006. Professor associado de Clínica Médica de cães e gatos na UFV – MG desde 1997.


TEMA 1: Esofagites e estenose esofágica - Sala Pajuçara TEMA 2: Colites em cães TEMA 3: Gastrite ou hipomotilidade gastrointestinal - Sala Jatiúca

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1988). Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em Medicina (Cirurgia Geral) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária (CBCAV) nas gestões 2009-2010 e 2011-2012, Diretor Científico do CBCAV Gestão 2013-2014 e Secretário Geral da Gestão 2015-2016. Sócio Fundador e Presidente da Associação Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Veterinária no período de 2008/2010.

TEMA: Cirurgia gastrointestinal: o que há de novo? - SALA: Jatiúca

Formada pela Universidade Estadual de Londrina , residência em clínica médica pela mesma Universidade.  de Pós graduação em gastroenterologia . Responsável pelo setor de gastroenterologia Provet, Naya, Endocrinovet. Coordenadora e professora pós graduação em gastroenterologia veterinária Ufape intercursos. 

Presidente da Associação Brasileira de Gastroenterologia Veterinaria.


À definir